Doar sangue é doar vida!

(*)Doei sangue essa semana e como estou me sentindo bem...

É tão bom poder fazer alguma diferença pra vida de alguém, ou até mesmo de "alguéns"...rs

Aproveitando o ensejo, quero propagar essa campanha, para possíveis outras pessoas, poderem sentir essa alegria que estou sentindo, apenas com um simples gesto!
E álias, hoje penso, deixar de ajudar uma pessoa "que morre" não é também "matá-la"?


Mas não é sobre isso que quero discorrer no momento, mas sobre:

Possíveis DÚVIDAS sobre a DOAÇÃO DE SANGUE e seus BENEFÍCIOS

  • Para doar é bem fácil:
  1. Primeiro, precisa de vontade! ^^
  2. Pesar mais de 50kg
  3. Ter entre 18 e 65 anos
  4. NÃO estar em jejum! (Deve estar BEM alimentando)
  5. Estar bem de saúde!
  • Depois ir num COLSAN (Hermocentro) ou hospital - procura endereço pela net, bem fácil - e pode ir direto com o RG (ou outro documento com foto)! Em SBC, tem a frente (ou se preferir, na traseira) do poupatempo! rs
  • Doação é voluntário, não precisar fazer sempre. Não engrossa sangue, não tem risco de contaminar doenças, pode fazer exercícios normal (tirando só dia mesmo, quer dizer,mais ou menos, por que eu fiz exercícios!rs).
  • É muito rápido o processo, leva uns 40 minutos, contando com tudo, até a entrevista que é feita antes com o doador. A coleta mesmo, depende do doador, mas fica entre 5 a 10 minutos. Super tranquilo, mesmo para mim, que tenho um tanto de agonia de agulha, não dói nada, e você não fica vendo sair nada! ufa... São de 400 a 450ml tirados... onde o sangue em si, bebando água direitinho, volta em 24 horas, já os glóbulos vermelhos volta entre 7 a 20 dias.


BENEFÍCIOS
  1. Não dói e ainda o doador ganha um exame de doenças infecto-contagiosas ! *gratuito*
  2. Tem um lanchinho depois... adoro! rs
  3. Folga no trabalho! =P
  4. Renovação das células sanguínes: "um estudo realizado na Finlândia mostra que a doação pode diminuir em 86% os riscos de problemas cardiovasculares no homem. A relação entre doação e a diminuição das doenças cardíacas está ligada ao excesso de ferro acumulado no sangue, que se torna um potencial agente oxidante, atuando como catalisador da geração de radicais livres, substâncias tóxicas produzidas pelo organismo"
  5. E claro, o maior de todos os benefícios é poder ajudar cerca de 5 a 6 pessoas (pois os elementos sanguíneos são separados, em função da necessidade)
Que tal doar sangue, hoje? E talvez não deixar que mais crianças morram...

Nenhum comentário: