Amiza(des)cepcionada...

"A palavra amigo deriva do latim amicus, com o significado de preferido, amado. Sua origem é o verbo amare, em português - amar. Assim, a amizade é uma forma de amor. Um amor sincero, leal e transparente...


Aquilo que você quer ouvir, seus inimigos podem lhe dizer a qualquer hora, especialmente se isso for encaminhá-lo para armadilhas.

Um amigo de verdade multiplica os momentos felizes e ameniza os momentos de tristeza. Ele dá força e inspiração e divide as experiências com tamanha alegria que te faz ter a certeza de jamais estar sozinho."

Essas foram algumas reflexões de Carlos Hilsdorf, sobre amizades... Nunca gostei muitas dessas definições de amigxs, pois acho que existem amigxs para todos os tipos de situação, como nessas minhas postagens: Como entender os amigxs?,  Amigxs, com seus defeitos e qualidades!Melhores amigxs de diferentes maneiras...

Mas, há um tempo, fiquei pensando sobre essa transparência da amizade, e esse não se sentir sozinho, que o autor traz... Tive uma decepção com uma grande amiga que jamais imaginaria. É muito louco porque meu coração até dói em pensar...

Talvez em um dos momentos mais difíceis da minha vida, não apenas na questão de afazeres, mas nas minhas relações e na vida no geral, quando eu mais precisava, e não por falta de avisar, ela me abandonou. Me senti desamparada. Sozinha... Quase como num precipício, pensei em desistir, porque teria de ter muito mais força e energia, que eu já não estava conseguindo...

Era como se ela tivesse me jogado na fogueira e sumisse... (pior que tive até sonhos disso... medo)
Essa sensação de não saber o que fazer, de contar e não obter respostas... Cada hora era uma coisa a mais que me deixava na mão... Senti todos os sentimentos ruins por uma amiga que jamais imaginei... Até porque nunca tinha me decepcionado dessa maneira com ninguém...
Sentia a necessidade, e não falei apenas uma vez a ela, que eu precisava de apoio, e não era só nas questões combinadas, era compartilhar as alegrias, vibrar junto a cada conquista, dar inspiração, dividir as experiências, como no texto diz... e isso não aconteceu.. E mais do que isso, não houve nenhum pouco de transparência... Ela simplesmente se ausentou de tudo...

Eu entendo que a vida muitas vezes seguem alguns rumos não planejados, apesar dos nossos inúmeros planejamentos, mas não pude ouvi-la falar uma vez se quer, que infelizmente ela havia entrado em outros compromissos, por isso acabou se ausentando um pouco, mas que sua energia estava comigo, ou qualquer coisa... Uma palavra se quer... Preferiu mesmo ficar offline...
Sim, eu sei muito bem de minhas energias exacerbadas, de meus desesperos, inquietações que as vezes as pessoas não me entendem, ou se assustam... Mas não custava nada um, "desculpa, eu não vou conseguir fazer isso..." Mas não...Se comprometia, não fazia, eu acabava fazendo, muito magoada... Mas tentava de novo... Nada... Era como se uma má vontade tivesse se instalado, e meu coração doía, doía...
Poxa, estava tão animada, parecia gostar de meu trabalho... Parece que de repente nem isso gosta mais...

Era tão mais fácil dizer que se ocupou demais, ou que estava mesmo sem vontade... Que eu tava chata demais, então não estou aguentando a pressão também... sei lá... Mas não. Ficou ausente. Isso me feriu de uma maneira muito pior do que palavras tortas... Não quero uma amizade superficial ou apenas com interesses... E não digo que essa amizade foi isso... mas que é o que estou sentido agora? É...

Tenho tido o costume de ser bem sincera com meus sentimentos... Não quero coisas mais ou menos... 
Sei entender também que obviamente a decepção vem pela expectativa que criei... Quem criou fui eu... Mas... de fato, imaginei que essa amiga iria vibrar comigo a cada conquista... Ia procurar outras formas de conseguir... Ia me dar a mão... Ia fazer um monte de coisas, mandar monte de ideias que teve, porque estava super animada (eu ia achar defeitos em metade, porque eu sou assim mesmo... acho defeitos mil em tudo q faço tb), mas eu iria ficar feliz, porque ela estava fazendo o máximo que podia... Mas... não foi o que eu vi... Eu só vi um "vou fazer a minhas coisas..." Só vi OMISSÃO.

Tal palavra vem do Latim omissus, particípio passado de omittere, “deixar escapar, perder, renunciar, não falar de”. E esta palavra se compõe de ob-, intensificativo, mais mittere, “enviar, deixar ir”.
Talvez, pelo menos pra mim, se omitir seja uma das coisas que mais me magoam... descobri agora... 
Deixar na espera... Na esperança... Pior do que um "NÃO!"... "Estou indo embora!"...

Não acho que o fato diminuiu a amizade, o "amicus", o amor... Mas ele se modifica... Assim como todo o amor de casal, assim como amor de pai e mãe...  Continuo pensando que é uma amizade verdadeira, mas não a que eu imaginei! E desconstruir aquilo que criamos, dói muito! Quem sabe eu possa logo me omittere essa decepção?! Assim espero... Sei que tudo não aconteceu porque ela é ruim, porque ela quis me magoar, ou porque ela me odeia, ou porque ela unca fez nada por mim... maaaas, eu também não queria me sentir assim, e no entanto estou sentido, e senti demaaaais! Com certeza algo que ficara gravado pra minha vida inteira, um dos momentos mais difíceis de minha vida... 

Nenhum comentário: